Postagem em destaque

Ratinho Jr estará em Pato Branco, inaugurando o trecho Pato Branco a Clevelandia. #blogjoaresbrasil

  O governador Carlos Massa Ratinho Júnior estará em Pato Branco no próximo dia 16 de julho para a inauguração oficial do trecho modernizado...

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Gleisi Hoffmann e Cristina Graeml lideram para o senado no Paran[a. #blogjoaresbrasil

 


Paraná elegeria duas mulheres ao Senado., se a eleição fosse hoje de um lado, Cristina Graeml (Podemos), apresentadora e novata na política tradicional. Do outro, Gleisi Hoffmann (PT), ministra das Relações Institucionais e veterana na luta política. A mais recente pesquisa Neokemp, realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2025, mostra que ambas lideram os dois principais cenários testados, com margem confortável sobre os demais concorrentes.
Cenário - 1- Gleisi e Cristina na Frente
No cenário mais crível, Cristina Graeml lidera com 18,2 %  das intenções de voto, seguida por  Gleisi Hoffmann com 14,2 %. Em seguida aparecem Filipe Barros (PL) com 12.3 % e Beto Preto (PSD) com 10,5%. Mas o que salta aos olhos é o índice de indecisos (28%) e brancos/nulos (16,7%), que juntos somam 44,7% — um campo fértil para mudanças, mas também sinal claro de desinteresse ou desalento do eleitorado. 
Gleisi tem melhor desempenho entre eleitores de 35 a 59 anos, enquanto Cristina lidera entre os mais jovens, de 16 a 24 anos. Regionalmente, a petista desponta no Sudoeste (28,3%) e no Centro Ocidental (25,7%), enquanto Cristina Graeml brilha na capital e entorno, com 25,6 % na Região Metropolitana de Curitiba.
Cenário -2: Deltan entra no jogo, mas não vira. No segundo cenário, com Deltan Dallagnol (Novo) na disputa, o ex-procurador da Lava Jato aparece em primeiro com 20,9%, mas Graeml mantén 16,7% e Gleisi ainda tem margem sólida de 10,1%, empatada tecnicamente com Zeca Dirceu (PT), que registra 10,1%. Filipe Barros aparece com 9%, e o número de indecisos segue alto:25,2%.
Deltan Dallagnol segue inelegível, pois, em 2023, o ex-procurador da Lava Jato foi cassado pelo TSE por fraude à lei.
Metodologia da pesquisa A pesquisa eleitoral foi conduzida pela Neokemp nos dias 28 e 29 de abril de 2025, utilizando metodologia quantitativa por amostragem. Foram realizadas 1.200 entrevistas automatizadas, por meio do sistema de Unidade de Resposta Audível (URA), com homens e mulheres a partir de 16 anos, residentes em diversas regiões do Paraná. A amostra é representativa do perfil sociodemográfico da população estadual, estimada em 11,4 milhões de habitantes segundo o IBGE (2022), com margem de erro de 2,8 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
www.blogjoaresbrasil.com.br #informe


Nenhum comentário: