Parana Pesquisas, divulgou nesta terça-feira (2) levantamento sobre a corrida pelo governo do Paraná em 2026, com foco em Curitiba e Região Metropolitana. De acordo com o levantamento, o senador Sérgio Moro ( União Progressista) lidera com 39,3%, seguido do deputado estadual Requião Filho (PDT), com 26,4%.
O recorte mostra Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, em empate técnico com o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo), e mais uma vez sem espaço para o prefeito Rafael Greca (PSD).
No cenário estimulado que inclui Curi, Martins, Sérgio Moro (União Brasil-PR), Requião Filho (PDT) e Ênio Verri (PT), o presidente da Alep aparece com 10% das intenções de voto, contra 10,6% do vice-prefeito da capital. Ambos ficam bem atrás de Moro, que lidera com 39,3%, seguido por Requião Filho com 26,4%.
A pesquisa chama atenção porque Curi nunca disputou eleição majoritária e, mesmo assim, já aparece no mesmo patamar de Martins, político mais conhecido no eleitorado da capital. O desempenho reforça o espaço conquistado pelo deputado estadual dentro do grupo do governador Ratinho Júnior (PSD).
Em recorte anterior da mesma pesquisa, também divulgado nesta terça, Curi já liderava entre os possíveis candidatos governistas apoiados por Ratinho Júnior, com 38,2% das menções, muito à frente de Guto Silva (11%), Darci Piana (8,8%) e Norberto Ortigara (3,4%).
A sondagem reforça o papel de Curi como principal nome do campo governista, caso o governador cumpra a promessa de indicar um sucessor para 2026.
Outro dado simbólico: novamente Rafael Greca não aparece entre os nomes testados na pesquisa estimulada, ficando restrito às citações espontâneas (1,1%). O resultado expõe o isolamento político do prefeito, apesar de sua ligação com o grupo de Ratinho Júnior.
O levantamento foi feito entre 25 de agosto e 1º de setembro de 2025, com 1.005 eleitores de Curitiba e 28 municípios da Região Metropolitana. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para os resultados gerais.
A pesquisa mostra que a disputa em Curitiba e RMC abre espaço para novos protagonistas. Curi, sem experiência em eleição majoritária, alcança Martins e consolida seu nome no campo de Ratinho. Já Greca assiste de fora, sinal de que seu ciclo político pode estar se encerrando no campo governista paranaense.
www.blogjoaresbrasil.com.br #informe
Nenhum comentário:
Postar um comentário