Postagem em destaque

Beto Preto reassume a Secretaria de Saude. #blogjoaresbrasil

O Deputado federal Beto Preto (PSD), retorna após 5 meses,  que o fez deixar a Secretaria de Saúde, para se dedicar a  campanha  eleitoral d...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Aline Sleutjes ex deputada federal, buscando novos espaços. #blogjoaresbrasil


A ex-deputada federal estreou coluna em um portal de Brasília para defender o agro e as ideias de direita, mas os planos políticos de Aline Sleutjes estão concentrados na eleição de 2024, quando ela pode disputar a Prefeitura de Castro, uma das principais cidades dos Campos Gerais. Com a fusão do Pros pelo Solidariedade, Aline esta a procura de um novo partido, pois o SD, tem tendencia a esquerda, um dos caminhos seria seguir para o Pl ou União Brasil, mas ela pode optar, por um partido menor onde teria a opção de comandar a executiva municipal. Agir 36, DC ou PRTB.
#blogjoaresbrasil

Novos secretários de estado, anunciados nesta segunda feira. (27). ( #blogjoaresbrasil)



O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD),  anunciou nesta segunda-feira (27) os nomes de mais três secretários que vão compor a estrutura do Governo do Estado neste novo mandato. Com as novas indicações, todos os ocupantes do primeiro escalão do governo foram confirmados.
O deputado federal Sandro Alex retorna à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, onde atuou na maior parte do primeiro mandato de Ratinho Junior. O deputado estadual Marcio Nunes vai assumir a Secretaria do Turismo, que foi desmembrada da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da qual foi titular na gestão anterior. Já a Secretaria da Justiça e Cidadania será ocupada pelo ex-prefeito de União da Vitória Santin Roveda.  #blogjoaresbrasil

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Por unanimidade os deputados estaduais elegem a Mesa executiva da Assembleia Legislativa. #blogjoaresbrasil



O deputado Ademar Traiano foi reconduzido para o quinto mandato consecutivo, como presidente da Casa. Alexandre Curi voltou ao cargo de 1 secretário e Marcel Micheletto como 1 vice-presidente.

Os principais cargos da chapa foi definido depois da eleição de 2022 e os demais postos foram sendo ocupados após intensa articulação com os partidos para atingir a unanimidade.

A única mudança foi na 4 ° secretaria. A Cantora Mara Lima (Republicanos) era a indicada pela legenda, mas por decisão interna do partido Alexandre Amaro foi o indicado.

No discurso de posse, Traiano destacou o momento delicado da pandemia que o mundo passou, destacou o bom relacionamento com os demais poderes, falou em transparência e avanço da Casa, tendo como destino o cidadão paranaense.

Falou da larga experiência política, dos recém completados 70 anos, e do compromisso de representar a população paranaense e a tomada de decisão em nome deles.

Traiano ainda disse estar emocionado pela eleição unânime como presidente da Casa. Agradeceu, nominalmente, o deputado Luiz Cláudio Romanelli e Gilson de Souza pelos trabalhos desenvolvidos, respectivamente 1 e 2 secretários, que na nova legislatura que agora se única deixam as funções.

Chapa eleita:

Presidente: Ademar Traiano (PSD)
1 secretário: Alexandre Curi (PSD)
1° vice-presidência: Marcel Micheletto (PL)
2° vice-presidência: Ney Leprevost (União Brasil)
3° vice-presidência: Cristina Silvestri (PSDB)
2° secretaria: Maria Victória (PP)
3° secretaria: Goura (PDT)
4 ° secretaria: Alexandre Amaro (Republicanos)
5° secretaria: Dr. Antenor (PT)


#blogjoaresbrasil

Permanece inalterado a Presidência da Câmara e Senado. #blogjoaresbrasil



Era esperado, tinham o favoritismo, aconteceu a recondução do deputado federal Artur Lira (PP) AL, para a presidência da Câmara Federal com uma votação 464 votos, a maior absoluta de um candidato até agora na Câmara. 

Em uma disputa mais acirrada, porem com previsão de sua vitória, Rodrigo Pacheco (PSD)(MG) com 49 votos, para a Presidência do Senado, os dois foram apoiados pelo presidente Lula que demonstra experiencia e força politica. 

Nossa democracia sai fortalecida, com os 03 poderes unidos e independentes, judiciário, Executivo e Legislativo, demonstrando que estão unidos em defesa da democracia e do povo brasileiro.

#blogjoaresbrasil

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Inicia as articulações com vistas a sucessão de Ratinho Jr. #blogjoaresbrasil


Tudo indica que a corrida sucessória pelo comando do Palácio Iguaçu promete uma disputa muito mais acirrada. Colabora para esse cenário o fato de Ratinho Jr não poder concorrer a um terceiro mandato consecutivo, além do fato de que a política estadual deve passar por uma renovação 

Veterano que pode tentar o cargo é o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), que deixa o cargo em 2024. Como prefeito da Capital, a candidatura de Greca seria natural. O prefeito emplacou recentemente seu vice, Eduardo Pimentel (PSD), como secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do governo Ratinho Jr.

A nomeação sinaliza o apoio de Ratinho Jr e do próprio Greca à candidatura de Pimentel à sucessão do prefeito.

Outro possível candidato à sucessão de Ratinho Jr, o ex-governador Beto Richa (PSDB), só conseguiu se eleger deputado federal em 2022 devido à impugnação da candidatura do ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), o que também indica dificuldades para sustentar uma tentativa de voltar ao palácio do Iguaçu.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano é vista como um trampolim para a ascensão política de seus titulares. O próprio Ratinho Jr comandou a Pasta no governo Beto Richa, deixando o cargo para articular sua candidatura ao governo. O cargo garante ao secretário bom trânsito com prefeitos, já que é responsável por obras do Estado nos municípios.

Por essa articulação, já se prevê, inclusive, que em 2024 o vice concorreria ao comando da Capital e Greca seria alçado à secretaria no lugar de Pimentel, quando ele deixar o cargo para disputar a prefeitura. Com isso, o atual prefeito garantiria força política para concorrer à sucessão de Ratinho Jr.

Existem dúvidas, porém, sobre se Greca terá condições de saúde para enfrentar uma desgastante disputa ao governo.


Esse cenário abre espaço para o crescimento de novas lideranças políticas do Estado. Uma das que já é cotada para a disputa pelo governo é o senador diplomado Sergio Moro (União Brasil). Eleito com mais de 1,9 milhão de votos, o ex-juiz da Lava Jato se torna uma aposta natural da direita conservadora paranaense. A dúvida é se ele se disporá a assumir a condição de liderança regional, ou vai preferir tentar uma nova candidatura à Presidência da República, na tentativa de herdar o eleitorado bolsonarista, após a experiência frustrada de 2022. No ano passado, Moro teve que disputar o Senado, depois de não conseguir o apoio nem do Podemos, nem do União Brasil, para a sua pretensão de concorrer ao Palácio do Planalto.

Entre as forças de oposição, a grande dúvida é como se comportará a federação formada por PT, PV e PSB na eleição para o governo do Paraná em 2026. Após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República no ano passado, a tendência é que o PT indique o candidato do bloco, já que das três legendas, é a que tem nomes com maior densidade eleitoral para a disputa.

Nesse cenário, a presidente nacional do partido, deputada federal reeleita, Gleisi Hoffmann, desponta como a liderança mais forte para concorrer ao Palácio Iguaçu pelo bloco oposicionista. No ano passado, ela foi reeleita para a Câmara com a segunda maior votação, atrás apenas do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos). Além disso, ganhou a confiança de Lula ao comandar o PT durante a pior crise da história do partido, que culminou na prisão do presidente, em 2018, no auge da operação comandada pelo hoje deputado federal eleito.
Apenas análise de bastidores, sem nada oficial.

#blogjoaresbrasil