Postagem em destaque

Deputado Federal Fernando Giacobo e Geri Dutra, com Bolsonaro #blogjoaresbrasil

Nesta  quarta feira ( 27 ), esteve em Brasilia, reunidos na sede nacional do  Partido Liberal, o pré-candidato a prefeito de Pato Branco Ger...

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Contagio da politica com a pandemia, lamentável. opinião #blogjoaresbrasil


OPINIÃO

O contágio da politica com a pandemia, é um assunto muito sério, é no minimo ultrajante, misturar a doença, COVID-19, que atinge milhões de brasileiros e várias famílias, que  perderam entes queridos, por angariar visibilidade e mais votos.

O governo federal  demonstrou a tamanha ignorância, incompetência total, desentendimentos, negacionistas da vacina Sinovac, e por fim com a pressão popular, da imprensa  e de cientistas comprovados,  rendeu-se e aceitou dizendo que a vacina é do Brasil.

Patético também os governadores do pais a grande maioria, no aeroporto de Guarulhos, cena ridícula, deixando seus afazeres nos estados,  batendo palmas, e ouvindo as baboseiras, e besteiras do ministro da saúde, para sair na foto, chega de discursos e conversa mole, o povo quer a vacina, atrasando ainda mais a tão esperada Vacina, querer tirar foto  das caixas de vacina, discursos em cima do tigre já abatido, (pois o ministro ficou o domingo 17/01 a tarde,  dando palestra, e demonstrando suas ironias e sua autoridade com jornalistas), chega, vamos ao que interessa.

Não sou partidário em nem fã do governador de São Paulo, pois acho, minha opinião, um demagogo também, mas convenhamos, deu show  no governo federal, se não fosse ele, não teríamos a tão sonhada vacina ainda, quando apostou la atras em desenvolver junto com a equipe técnica do Butantan apostando na ciência a Vacina no Brasil, e o governo federal, batendo e tirando sarro da vacina da china e de concreto nada.

As crises lançam também desafios à inteligência humana e a sua capacidade de superação, neste momento, em muitos países, temos assistido, tanto na ciência como na politica, flexibilidade e cooperação, solidariedade, criatividade, maior investimento em pesquisa e aumento da percepção social sobre  ciência, e politica pública.  

No Brasil carecemos de um acerto entre politica e ciência como consequência estamos pagando um preço alto com perdas de vidas, muitos  óbitos, na  primeira onda da pandemia, observamos um grande engajamento da comunidade cientifica na produção do conhecimento e no esforço sincero de mitigação da pandemia e de fortalecimento do cuidado das populações afetadas.

No âmbito politico observamos a soma de muitos defeitos contemporâneos que desenharam o desastre do momento,  o povo tem cada vez mais a aversão a politica, aos partidos políticos,  as instâncias politicas, ausência de planejamento, coordenação e senso de responsabilidade pública, tudo isto nos coloca frente a uma encruzilhada, estamos a muito tempo em um isolamento social, mal executado, e que poucos municípios possuem condições de passar a flexibilização com alguma segurança. 

Necessário se faz urgente, criar parâmetros racionais,  que vá alem da retórica, que atores políticos  fundamentais busquem a conciliação com a ciência para que a ciência possa ajuda-los a fazer o que é por dever a sua parte. opinião #blogjoaresbrasil.